Natur House | 6

Ao fim de 6 publicações, é com satisfação que chego ao fim do meu ABC de alimentos saudáveis, terminando com a Uva e a Vagem.:)
 Espero que este ABC vos tenha sido útil, e que tenha feito com que tornem a vossa alimentação mais saudável e variada.
Por não ter encontrado alimentos com as letras X e Z, presenteio-vos com duas receitas… Espero que gostem. Fico a aguardar comentários!! J
 
Isabel Marques – Assessora Dietética do centro NaturHouse Canidelo (V.N.Gaia)

(U) UVA A uva é uma fruta bastante nutritiva rica em açúcares naturais, cuja riqueza antioxidante ajuda a parar o processo de envelhecimento e as doenças degenerativas, melhorar a saúde arterial, o nível de colesterol e evitar a progressão do cancro.
Em termos calóricos, as uvas possuem cerca de 72 a 77 Kcal por 100g. A uva é ainda rica em ácido fólico e vitaminas B1 e B6, potássio, magnésio e cálcio. Possui 80% de água e é rica em fibra (na pele e pevides), que regula o trânsito intestinal e ajuda na prisão de ventre.
Devido à sua riqueza em açúcares, pessoas com diabetes ou excesso de peso podem comer uvas, mas de forma controlada e sem excessos. Da mesma forma que pessoas com cálculos renais não devem abusar do consumo de uvas, uma vez que o seu conteúdo em ácido oxálico, juntamente com o cálcio, agrava o seu desenvolvimento.
Importante destacar que o nível calórico das uvas passas é quatro vezes maior que o das uvas frescas, devido à maior concentração de açúcar.
 
 
(V) VAGEM (FEIJÃO-VERDE) A Vagem ou Feijão-Verde é um bom aliado de uma alimentação saudável. Por 100g, possui cerca de 25 Kcal, 92,2g de água, 5,3g de hidratos de carbono e 0,2g de lípidos. É um legume que apresenta quantidades significativas de fibra (2,4g por 100g), ferro (0,4mg por 100g), potássio (208mg por 100g), cálcio (41mg por 100g), fósforo (28mg por 100g) e vitaminas do complexo B.
O seu consumo tem efeito antioxidante, protegendo as células dos efeitos danosos provocados pelos radicais livres e, consequentemente, reduz a incidência de certas doenças crónicas degenerativas. É ainda rica em luteína, que auxilia na proteção contra as cataratas.
 
Deixo então duas sugestões culinárias com alguns dos alimentos do ABC de alimentos saudáveis:
 
SALMÃO EM PAPELOTES
INGREDIENTES (2P)
- 2 postas Salmão
- 1 Cenoura
- 1 Tomate maduro
- 1/2 Alho Francês
- Cogumelos laminados (a gosto)
- Azeite / Sal / Limão
- Coentros ou Salsa
 
- Colocar cada posta de Salmão por cima de uma folha de papel de alumínio (tamanho suficiente para embrulhar o salmão) – Colocar umas gotas de limão;
- Por cima de cada posta colocar rodelas de tomate, depois os cogumelos laminados, a cenoura cortada em juliana grossa e por fim o alho francês às rodelas;
- Por fim colocar um bom molhinho de coentros ou salsa, regar com azeite e temperar com sal - Fechar os papelotes;
- Levar ao forno (+/- 200ºC) cerca de 30/40 min - a meio da cozedura abrir o papelote, colocar uma rodela de limão em cada e voltar a fechar).
 
 
BIFES DE FRANGO RECHEADOS COM ESPINAFRES E COGUMELOS
INGREDIENTES (4P)
- 4 Bifes Frango (finos e com 150g/cada)
- 1 Cebola (picada)
- 2 dentes Alho (picados)
- Espinafres q.b.
- 1 lata grande Cogumelos laminados
- Pão Ralado q.b.
- Salsa picada ou Oregãos
- Sal / Pimenta / Azeite / Limão q.b.
 
 
- Temperar os bifes com sal, pimenta e limão – deixar marinar 1H;
- Saltear em azeite os espinafres com a cebola e os alhos – temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar até perderem parte da água;
- Juntar os cogumelos ao refogado de espinafres e deixar cozinhar mais 2 min;
- Num prato fundo, juntar a salsa picada ou orégãos ao pão ralado;
- Rechear os bifes com o refogado, enrolar e fechar com palitos – passar os rolinhos pelo pão ralado aromatizado;
- Dispor os rolinhos num pirex pincelado com azeite e levar a forno pré-aquecido (200/220ºC) durante cerca de 20/30 min (variável).

Comentários

Mensagens populares