NaturHouse | 9

Hoje achei por bem falar um pouco sobre o “famoso” IMC – Indice de Massa Corporal e sobre dois tipos de obesidade que relacionam o perímetro da cintura com o perímetro da anca: Obesidade Ginóide vs Obesidade Andróide, e os principais problemas de saúde associados a cada uma delas.
 
 
O IMC – Indice de Massa Corporal, é uma medida internacional utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar o peso de um indivíduo, que relaciona a massa corporal (Kg) com a estatura (m).

                                                      IMC=   Peso Individual (kg)       
                                                                 Altura (m) x Altura (m)
 
O IMC tem 6 níveis de classificação:
IMC
CLASSIFICAÇÃO

< 18,5
Peso Insuficiente
18,6 – 24,9
Peso Saudável
25,0 – 29,9
Peso Excessivo
30,0 – 34,9
Obesidade Grau I
35,0 – 39,9
Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0
Obesidade Grau III (mórbida)



 
  
 


 

Relativamente à relação perímetro cintura/anca, pode-se falar da Obesidade Ginóide (“Pêra”) e da Obesidade Andróide (“Maçã”), que diferencia a forma como se distribui a massa gorda.
 
] A Obesidade Ginóide é o tipo morfológico característico das mulheres, onde a acumulação da massa gorda se faz preferencialmente na metade inferior do corpo, com predominância para glúteos e coxas. Este tipo de obesidade traz problemas a nível mecânico/locomoção e problemas a nível emocional/psicológico;
] A Obesidade Andróide é mais usual nos homens, onde a massa gorda acumula, sobretudo, na metade superior do corpo (zona abdominal). Este tipo de obesidade traz problemas cardiovasculares/arteriosclerose, hipertensão, níveis elevados de colesterol e triglicéridos e maior predisposição para a diabetes tipo 2.
 
Isabel Marques – Assessora Dietética do centro NaturHouse Canidelo (V.N.Gaia)

Comentários

Mensagens populares