Saúde mental


Credito da imagem | web

Parece-me impensável que nos dias de hoje ainda se veja a saúde mental como algo pouco importante na avaliação geral de um utente. Inimaginável que nas ditas profissões de risco, sujeitas a  maior stress e com altos indicies de burnout, não se façam exames específicos e periódicos para avaliar a condição emocional/metal de quem tem responsabilidades acrescidas, como pilotar um avião com centenas de vidas a bordo.
Na sequência dos vários ataques terroristas, desenvolveram-se planos de prevenção e segurança contra atentados, não circulam líquidos, armas, há portas blindadas no acesso ao cockpit, mas o essencial foi considerado acessório. A saúde mental dos pilotos é completamente descartada. Estes são sujeitos a exames regulares tais como electrocardiogramas, audiogramas e exames oftalmológicos, mas nunca são avaliados por profissionais de saúde mental. Se há profissões com diferentes exigências físicas, mentais e ou emocionais, parece-me lógico que estejam sujeitos a diferentes avaliações, diagnósticos e tratamentos. 
Não conseguimos controlar as intempéries, os desastres naturais, no entanto podemos fazer algo mais pela condição humana. Assim a saúde mental deixe de ser um estigma social, uma condição tabu, uma vergonha entre pares e passe a ser avaliada e tratada como a doença física. 


Comentários

Mensagens populares